segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Chá Gelado de Abacaxi e Limão Galego / Bolinho de Feijão Fradinho e Mandioca


Hoje a Lancheira da Lari teve bolinhos de feijão fradinho e mandioca, morangos (atualmente é a fruta preferida!rs) e chá gelado de abacaxi e limão galego (também chamado de água aromatizada).



Chá Gelado (Água aromatizada) de Abacaxi e Limão Galego

Ingredientes:
10 folhas de hortelã
2 xícaras (chá) de abacaxi picado
500 ml de água filtrada ou mineral
1 limão galego (Fazer o suco com uma metade e a outra metade cortar em rodelas)
Mel para adoçar (OPCIONAL)


Modo de Preparo:
Na véspera, esfregue as folhas de hortelã no fundo e laterais de uma jarra de vidro até elas se desmancharem e sair o extrato. Descarte o que sobrar. Coloque o abacaxi, acrescente a água e leve para gelar. Pouco antes de beber, acrescente o suco e as rodelas do limão. Caso queira, adoce com o mel.
Lembrando que mel não é indicado para menores de 1 ano.



Antes de compartilhar mais uma receitinha, quero compartilhar um pouquinho da nossa história, que é a história desse bolinho também.
Sabe aquele alimento que seu filho não curte muito? Talvez ele não curta, não pelo sabor, mas pela forma com é preparado. Aqui, a Lari não curte feijão. Muita gente não sabe, mas no início do diagnóstico de alergia alimentar da Lari, fui orientada a não dar feijão, uma vez que ela reage à soja de uma forma bem intensa. Assim, ao invés de não dar, eu comecei a dar muito esporadicamente. Só ressaltando que ela nunca reagiu a feijão. Com isso, pela falta do hábito, ela passou a recusar o feijão na comida. Pensa no coração de mãe?! Fiquei mal... Até que esses dias, pensando sobre como introduzir o feijão na dieta dela, lembrei que existem bolinhos típicos, mas fritos, que são feitos com feijão. Era a inspiração que eu precisava! Confesso que apostei todas as fichas!rs. E deu certo! Ela curtiu o bolinho e nós também.
E compartilho com vocês, com muito amor...


Bolinho de Feijão Fradinho e Mandioca

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de feijão fradinho cozido (Lave para tirar o caldo e escorra)
2 xícaras (chá) de mandioca cozida e espremida (Pode bater com o mix, se tiver)
1/2 cebola ralada
1 dente de alho picadinho
1 colher (café) de pimenta picada SEM SEMENTES (usei a "goela de galinha")
3 colheres (sopa) de salsinha picada
Sal a gosto (Cozinhei o feijão e a mandioca com sal)
1 colher (sopa) de gergelim (OPCIONAL)
Para empanar
6 colheres (sopa) de água gelada
6 colheres (sopa) de amido de milho
Farinha de trigo integral
Azeite para untar a fôrma


Modo de Preparo:
Coloque o feijão cozido em um prato e amasse com o auxílio de um garfo ou amassador. Transfira para uma tigela e acrescente a mandioca, a cebola, o alho, a pimenta, a salsinha e o gergelim. Mexa bem e prove o sal. Reserve.
Se for assar de imediato, essa é a hora de pré aquecer o forno (220°C).
Em um prato, misture o amido na água gelada. Num outro prato, coloque a farinha de trigo integral.
Com o auxílio de duas colheres de sobremesa, faça uma bolinha com a massa e passe pela mistura líquida e depois na farinha, modelando com as mãos ao fim desse processo. Vá arrumando os bolinhos em um tabuleiro untado com azeite, deixando espaço entre eles. Ao terminar, regue-os com um fio de azeite e leve para assar por, aproximadamente, 30 a 40 minutos, virando na metade do tempo.
Caso queira congelar, arrume-os em um prato e envolva com filme plástico. Quando estiverem firmes, armazene-os em saquinho próprio para congelamento.
Na hora de assar, é só pré aquecer o forno por 20 minutos e colocá-los para assar congelados mesmo.

DICA: É normal que, durante o processo de empanar, o amido de milho se deposite no fundo do prato. Quando perceber que o bolinho está agarrando no amido, é só mexer com uma colher que ele se mistura com a água facilmente.

Olhem os bolinhos depois de assados...


Espero que tenham gostado!

Até a próxima...

#semleite #semovo #semsoja #comamor #lancheiradalari

Nenhum comentário:

Postar um comentário